logo da A9

logo da A9

Maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina traz inovações ao mercado

Alternativas menos poluentes para o transporte rodoviário de cargas foram destaque na Fenatran 2024

Luiz Humberto Monteiro Pereira / Gazetasp

A Fenatran 2024, maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina, propôs aprimoramentos que tornam a cadeia do transporte de cargas menos poluente, incluindo combustíveis alternativos e eletrificação.

O evento reuniu as principais empresas do setor de transportes e logística, em uma área com cerca de 100 mil metros quadrados no São Paulo Expo, na capital paulista, entre os dias 4 e 8 de novembro.

A Fenatran 2024 movimentou o setor com negócios superiores a R$ 10 bilhões.

Primeiro veículo híbrido-flex do Brasil será da Fiat; confira detalhes

Fiat Strada mantém a liderança geral de vendas de mais de três anos

Além de mais de 500 expositores, o espaço abrigou um workshop de painéis e palestras que abordaram as expectativas para o setor, incluindo tendências do mercado, produção, vendas, exportações e as metas de redução das emissões.

Alternativas menos poluentes para o transporte rodoviário de cargas foram destaque na Fenatran 2024 | Divulgação

A Fenatran 2024, maior feira de transporte rodoviário de cargas da América Latina, está disposta a propor aprimoramentos que tornem a cadeia do transporte de cargas menos poluente, incluindo combustíveis alternativos e eletrificação. Foto: Divulgação

O evento reúne as principais empresas do setor de transportes e logística, ocupando uma área com cerca de 100 mil metros quadrados no São Paulo Expo, na capital paulista, de 4 a 8 de novembro. Foto: Divulgação

A expectativa é que a Fenatran 2024 gere um movimento de negócios superior a R$ 10 bilhões. Foto: Divulgação

Além de mais de 500 expositores, o espaço abriga um workshop de painéis e palestras que abordam as expectativas para o setor, incluindo tendências do mercado, produção, vendas, exportações e as metas de redução das emissões. Foto: Divulgação

Como sempre ocorre no evento, mais uma vez, quem mobiliza mais a atenção do público na Fenatran são os novos caminhões e veículos comerciais. Foto: Divulgação

Este ano, o projeto "Fenatran Experience" permitiu aos visitantes testarem caminhões e veículos comerciais das marcas Iveco, Mercedes-Benz, Scania. Volkswagen e Ford em um circuito na área externa do pavilhão. Foto: Divulgação

Como sempre ocorre no evento, mais uma vez, quem mobilizou mais a atenção do público na Fenatran foram os novos caminhões e veículos comerciais.

Este ano, o projeto “Fenatran Experience” permitiu aos visitantes testarem caminhões e veículos comerciais das marcas Iveco, Mercedes-Benz, Scania. Volkswagen e Ford em um circuito na área externa do pavilhão. 

Destaques dos fabricantes 

Volvo

A Fenatran 2024 foi o palco da comemoração das três décadas do caminhão FH no Brasil, que teve mais de 200 mil unidades entregues desde que aportou no país.

Para celebrar, a Volvo apresentou em seu estande a “Série Especial FH 30 anos”, limitada a 30 unidades na configuração 6x2 com motor de 500 cavalos e outros 30 exemplares do 6x4 com 540 cavalos.

Repleto de itens exclusivos de segurança e conforto, é pintado na exclusiva cor vermelha metálica. Imponente, ganhou muitos detalhes, equipamentos e uma aparência luxuosa e esportiva, além de todas as novidades recentemente incorporadas ao modelo 2025 do "FH".

Os novos retrovisores por câmeras têm lentes sofisticadas para uma mais visão ampla, alcançando uma área maior em torno do caminhão em comparação à oferecida pelos espelhos tradicionais.

Entre os recursos de inteligência artificial, destacam-se a nova geração do sistema I-See que, além da topografia da estrada, antecipa curvas e rotatórias, trazendo mais previsibilidade para o motorista e economia de combustível.

A nova tecnologia de leitura de placas reconhece a sinalização da rodovia e alerta o condutor. A marca também mostra a tecnologia "B100 Flex", que permite rodar com o diesel "B14" (diesel S10 com 14% de biodiesel) e o "B100" (biodiesel puro).

O novo "FMX Hexatrem", um 6x6 que pode rebocar até 250 toneladas, e o elétrico "FM Electric", apresentado na Fenatran de 2022 e que já está em testes no Brasil, também chamam a atenção.

DAF

A DAF comemora a conquista de 10% de participação de vendas no mercado brasileiro de caminhões e traz novidades, incluindo três lançamentos da linha "CF" de caminhões vocacionais, para operações de transporte dos segmentos de mineração, florestal e construção civil.

O "CF" voltado à mineração é o principal lançamento da marca holandesa na Fenatran, disponível com tração 8x4 e 6x4, podendo ser aplicado em carrocerias basculantes, plataforma e bomba de concreto.

O modelo vem com motor "Paccar MX-13" de 13,0 litros e 480 cavalos de potência.

A DAF também exibiu o "XF Elétrico", mas somente para apresentar a tecnologia que já oferece na Europa – não há previsão de vendê-lo no Brasil. Mas o que mais atraiu a atenção foi o “XF Special Edition Fenatran 2024”, uma opção personalizada do "XF 530 6x2", com suspensão pneumática, exclusiva para o evento.

O modelo tem plotagem própria, spoiler dianteiro, defletores de ar, saia lateral e rodas de alumínio customizadas, com detalhes em “chrome delete”, e para-lamas pintados.

No interior tem acabamentos em “black piano”, bancos de couro, revestimentos em capitonê, cafeteira, porta-bagagens multifuncional, teto com iluminação estilo “céu estrelado”, central multimídia com Apple CarPlay e televisão.

Volkswagen

Destaque no estande da "Volkswagen Caminhões e Ônibus" na Fenatran 2024, o caminhão-conceito Meteor Hybrid é dotado de um motor a diesel e um sistema de eixo auxiliar elétrico de 200 cavalos desenvolvido pela Suspensys, empresa gaúcha que fabrica suspensões e eixos para caminhões.

Projetado no Brasil, o veículo vem com sistema de tração inteligente para reduzir o tempo de viagem, o consumo de combustível e o desgaste do sistema de freio.

O eixo auxiliar pode movimentar o caminhão no modo elétrico em baixas velocidades ou auxiliar o motor a diesel quando mais potência for necessária.

O sistema proporciona mais capacidade de tração, tornando o terceiro eixo com tração e possibilitando a transformação em um 6x4. Isso se traduz em mais torque para subidas ou força para a partida quando traciona um reboque carregado.

O sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações e nos locais com variações de altimetria ao longo de um trajeto. A marca alemã apresenta ainda o extrapesado "Meteor" com nova cabine "Highline", que inclui painel digital de série.

Iveco

Durante a Fenatran, a Iveco confirmou um investimento de R$ 510 milhões no Brasil em pesquisa e desenvolvimento de 2024 a 2028.

O estande da marca italiana apresentou seu portfólio de veículos nas linhas "Daily", "Tector" e "S-Way Euro 6" e em soluções de propulsão alternativa (elétrica ou a gás natural e biometano). O "S-Way 460 NG 6x2" sintetiza bem a estratégia da Iveco no Brasil.

Está sendo comercializado há sete meses e faz parte do programa “Brasil Natural Power”, cujo objetivo é desenvolver veículos comerciais (de cargas e de passageiros) movidos a combustíveis alternativos.

Rodando com gás natural e biometano, o pesado reúne design moderno e tecnologia embarcada – com destaque para a central multimídia, o volante multifuncional e o pacote de segurança que inclui "LDWS" – leitor de faixa –, "ACC" (piloto automático adaptativo), "AEBS" (sistema de freio emergencial autônomo) e "SR/ESC" (controle de tração e estabilidade).

O motor "FPT Cursor 13 NG" de seis cilindros do "S-Way 460 NG 6x2" entrega 460 cavalos e 204 kgfm. 

Mercedes-Benz

A marca alemã apresentou na Fenatran o "Actros Evolution" e o novo "Accelo". Nova versão topo de linha do extrapesado, a "Evolution" deu ao "Actros" um design mais sofisticado, pintura de grade especial e faróis em leds, tudo de série.

Como opcional, há o novo kit de robustez de cabine, para operações “mixroad”. Já os novos caminhões leves e médios da família Accelo ganharam design que combina detalhes futuristas e clássicos, com faróis horizontais em leds de série.

Mas a surpresa da Mercedes-Benz foi a decisão de trazer ao mercado brasileiro caminhões elétricos a bateria para aplicações urbanas e interurbanas que fazem parte do portfólio global da "Daimler Truck": o "eActros" e o caminhão leve conhecido na Ásia e na Europa como Fuso "eCanter".

A partir de 2025, a Mercedes-Benz do Brasil dará início ao programa de testes com 15 caminhões elétricos (cinco "eActros" e dez "eCanter").

O "eActros" é produzido na Alemanha e o eCanter, no Japão e em Portugal.

Scania

A partir de abril de 2025, todos os caminhões Scania sairão de fábrica de São Bernardo do Campo com a sétima geração eletrônica da marca, com sensores capazes de detectar veículos, ciclistas e pedestres, trabalhando em combinação com dados de comportamento do motorista em situação de risco de acidente iminente.

Passam a integrar a lista de itens de série da linha extrapesada o exclusivo airbag lateral de cortina e o frontal, geladeira, gaveteiro, volante com controle de multimídia e detalhes cromados, compartimentos externos dos dois lados da cabine e farol de milha no teto da cabine.

Mas a principal novidade da Scania é o lançamento do seu primeiro caminhão elétrico. Importado da Suécia, o "30 G 4x2" tem autonomia de aproximadamente 250 quilômetros e vocação para curtas distâncias de até 200 quilômetros, em operações “hub to hub” e distribuição.

Tem tração 4x2 com 300 kW (410 cavalos) de potência, torque de 117,2 kgfm e capacidade máxima de tração (CMT) de 66 toneladas. Está equipado ainda com dois pacotes de baterias (em um total de 416 kWh). 

Ford

O destaque do estande da Ford foi a nova "Transit", programada para chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2025.

As mudanças na linha de furgões e vans se concentram principalmente na parte interna, com aprimoramentos e mais equipamentos de série.

O novo painel de instrumentos é mais tecnológico, ergonômico e gera maior facilidade de se operar. A nova linha contará também com mais opções de configurações e de capacidades.

Atualmente, a "Transit" está disponível nas variantes minibus, vidrada, furgão e chassi-cabine.

Com motor de 165 cavalos e 39,7 kgfm e tração traseira, oferece a opção de transmissão automática e um conjunto de tecnologias de assistência ao motorista. Há ainda a versão 100% elétrica "E-Transit".

XCMG

Fundada em 1943, a XCMG (Xuzhou Construction Machinery Group Co. Ltd.) está presente no mercado brasileiro desde 2004 – a gigante chinesa atua em 180 países e é a primeira no país asiático no setor de máquinas pesadas.

Na Fenatran, a marca exibiu o "P9-560G", um caminhão pesado movido a "GNL" (gás natural liquefeito) de 560 cavalos e lança três caminhões 100% elétricos que estrearão no mercado brasileiro.

São o leve "E3-10T", com "PBT" de dez toneladas (R$ 450 mil), o médio "E7-18T", com "PBT" de 16 toneladas (R$ 1,2 milhão) e o pesado "E7-80T".

Oferecido no mercado brasileiro por R$ 1,5 milhão, o caminhão-trator 100% elétrico "E7-80T" desenvolve impressionantes 747 cavalos de potência e 285 kgfm de torque.

O "PBTC" homologado é de 74 toneladas ou 80 toneladas de "CMT". As baterias têm 400 kWh de capacidade máxima e sua recarga pode ser feita com carregador tipo "CCS2".

Leia mais em: https://www.gazetasp.com.br/automotor/maior-feira-transporte-rodoviario-cargas-america-latina-traz-inovacoes/1146183/

Powered by wisp

11/11/2024
Posts Relacionados
Fenatran celebra melhor resultado da sua história

Fenatran celebra melhor resultado da sua história

Termina na última sexta-feira, 08 de novembro, a 24ª edição da Fenatran. A maior feira para o transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, bateu todos os recordes e reuniu um público superior a 70 mil pessoas. Esse número se refere apenas ao fechamento dos quatro primeiros dias do evento, já que a presença dos visitantes do dia de encerramento ainda não foi contabilizada.

Ver Mais
Fenatran aponta melhor resultado de sua história em 2024

Fenatran aponta melhor resultado de sua história em 2024

Realizada na última semana pela RX Brasil, a 24ª edição da FENATRAN “bateu todos os recordes e reuniu um público superior a 70 mil pessoas”, aponta a organização. Esse número se refere apenas ao fechamento dos quatro primeiros dias do evento, já que a presença dos visitantes do dia de encerramento ainda não foi contabilizada. Nos dias 05 e 06 de novembro, foram realizadas as rodadas de negócios com a participação de 60 expositores e 17 empresas compradoras. Ao todo, foram promovidas 102 reuniões que devem gerar negócios no valor de 98 milhões de reais para os próximos 12 meses.

Ver Mais
24ª Fenatran inicia nesta segunda-feira em São Paulo

24ª Fenatran inicia nesta segunda-feira em São Paulo

A Feira começa a partir das 16h desta segunda-feira (04), empresas do setor de cargas e logística estão prontas para mostrar ofertas de produtos e serviços direcionados ao transporte rodoviário de carga. O evento segue até sexta-feira, dia 8, no São Paulo Expo, na zona Sul de São Paulo (SP). A entrada é gratuita, mas é necessário fazer o credenciamento no site da Fenatran.

Ver Mais
©A9 Agência de Cargas 2024