logo da A9

logo da A9

Projeto define nova regra para seguro de transporte de cargas

O deputado Lucio Mosquini (MDB/RO) apresentou projeto de lei que define novas regras referentes à responsabilidade pelo pagamento de sinistros em casos de transporte de cargas. De acordo com o texto, que altera a Lei 11.442/07, em caso de sinistro ocorrido durante o transporte de carga devidamente segurada pelo proprietário, fica vedada à seguradora que liquidar o prêmio do seguro qualquer ação regressiva contra a empresa transportadora ou transportador individual, salvo nos casos de dolo ou culpa grave do transportador.”

De acordo com o autor da proposta, o objetivo é corrigir uma distorção recorrente no mercado de transporte rodoviário de cargas.

Segundo ele, atualmente, mesmo nos casos em que o proprietário da carga contrata com seguro para garantir seus bens durante o transporte, as seguradoras, após liquidarem o prêmio referente a eventuais sinistros, ingressam com ações regressivas contra as empresas transportadoras ou transportadores individuais. “Essa prática transfere indevidamente ao transportador a responsabilidade já mitigada pelo seguro contratado pelo proprietário da carga”, argumenta o deputado.

Na visão dele, essa situação é ainda mais gravosa considerando que o seguro contratado pelo transportador se destina exclusivamente à proteção de seu veículo ou equipamento, e não à carga, que já é segurada por meio apartado. “O transporte de cargas é uma atividade de alto risco, essencial para a economia nacional. Entretanto, os transportadores são frequentemente penalizados com custos adicionais e desgastes jurídicos decorrentes de ações regressivas, o que compromete a sustentabilidade do setor e, por consequência, impacta negativamente o transporte rodoviário como um todo”, completa o parlamentar.

Powered by wisp

2/25/2025
Posts Relacionados
Nova Resolução do CNSP regula seguros de transporte no Brasil

Nova Resolução do CNSP regula seguros de transporte no Brasil

O Diário Oficial da União publicou a Resolução n.º 472 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que estabelece diretrizes para os Seguros de Responsabilidade Civil dos Transportadores de Carga. A norma, prevista no Plano de Regulação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), é fundamentada pela Lei n.º 14.599/2023, que introduziu mudanças significativas no artigo 13 da Lei n.º 11.442/2007 e reuniu, em um único normativo, as regras para os seguros obrigatórios de responsabilidade civil dos transportadores de cargas em todos os modais de transporte.

Ver Mais
Debatedores defendem penas mais rígidas para receptadores de cargas roubadas   Fonte: Agência Câmara de Notícias

Debatedores defendem penas mais rígidas para receptadores de cargas roubadas Fonte: Agência Câmara de Notícias

Medicamentos, alimentos, eletroeletrônicos, metais, combustíveis e roupas respondem por 88% dos produtos roubados, segundo entidades do setor.

Ver Mais
Projeto garante aposentadoria especial a caminhoneiros

Projeto garante aposentadoria especial a caminhoneiros

Um projeto de lei (PL) em tramitação na Câmara dos Deputados prevê que caminhoneiros, carreteiros e similares, sejam eles celetistas ou autônomos, tenham direito à aposentadoria especial. Isto é, a possibilidade de se aposentar com um tempo de contribuição menor. De acordo com a Agência Câmara, o autor do PL 3849/21, deputado José Nelto (Podemos-GO), diz que a aposentadoria especial se justificaria pelo fato de os caminhoneiros estarem expostos a riscos elevados no seu dia a dia. Entre eles, o desgaste provocado por longas jornadas de trabalho e pela distância do convívio familiar.

Ver Mais
©A9 Agência de Cargas 2025