Terceira pista em rodovia trará o maior túnel rodoviário do Brasil. O projeto inclui 21,5 km de extensão, com 17 km de túneis e 6 km no maior deles. A obra facilitará o transporte de cargas, o acesso a importante local e impulsionará a economia regional.

Descer a Serra do Mar é uma experiência marcante para muitos motoristas que percorrem as rodovias do estado de São Paulo.
Contudo, um novo projeto promete transformar essa trajetória com um impacto monumental.
Imagine a construção do maior túnel rodoviário do país, integrando inovações e recursos que redefiniram o transporte de cargas e passageiros entre o planalto e o litoral paulista.Essa obra não é apenas uma ambição de engenharia, mas também uma estratégia para impulsionar a economia nacional.
No dia 10 de janeiro de 2025, o governo do estado de São Paulo anunciou a expansão da Rodovia dos Imigrantes, incluindo uma terceira pista que abrigará o novo túnel de 6 quilômetros de extensão, tornando-se o maior do Brasil.
Com 21,5 km de traçado total, sendo 17 km através de túneis, essa infraestrutura surge como solução para atender ao crescente fluxo de veículos e melhorar o acesso à Baixada Santista.
Características inovadoras
A nova pista da Rodovia dos Imigrantes será equipada com três faixas de rolamento, acostamento e uma estrutura reversível para atender a demandas sazonais de tráfego, como feriados prolongados.
O percurso começará no km 43, em São Bernardo do Campo, e se estenderá até o km 265 da Rodovia Cônego Domênico Rangoni, em Cubatão.
Essa ligação direta beneficiará o Polo Industrial de Cubatão, os terminais portuários de Santos e Guarujá, bem como o acesso às praias da região.
O maior túnel, com exatos 5.940 metros, será acompanhado por túneis paralelos projetados para emergências e manutenção.
Segundo o governo paulista, torres de ventilação, exaustores e acessos internos serão instalados para melhorar a climatização, reduzir emissões de gases e agilizar a assistência a veículos em situação de pane ou acidente.
Impacto para o transporte de cargas
Uma das maiores vantagens da nova pista é sua rampa com inclinação de 4%, permitindo a circulação de caminhões e ônibus.
Atualmente, a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes é restrita a veículos leves, o que limita o escoamento de mercadorias.
Com essa mudança, o transporte de cargas entre o planalto e o litoral será mais eficiente e seguro, atendendo a demandas logísticas do Porto de Santos, o maior da América Latina.
Comparativo com a Rodovia dos Tamoios
Até então, o maior túnel rodoviário do país é o chamado “Túnel 3/4”, na Rodovia dos Tamoios, com 5.555 metros. Localizado no Vale do Paraíba, ele conecta o planalto ao litoral norte paulista.
No entanto, o novo projeto na Rodovia dos Imigrantes superará essa marca, trazendo uma infraestrutura ainda mais robusta.
A tecnologia prevista para o túnel da Imigrantes deve ser similar à utilizada na Rodovia dos Tamoios, incluindo sistemas de ventilação, controle de emissões e acessos de emergência.
A diferença é que o túnel da Imigrantes será único em seu segmento, enquanto o “Túnel 3/4” é composto por dois túneis interligados por um viaduto.
Benefícios regionais
A obra trará impactos diretos na economia regional, facilitando o acesso a importantes hubs logísticos e turísticos.
O Polo Industrial de Cubatão, que concentra indústrias de grande porte, e os terminais portuários de Santos e Guarujá serão beneficiados pela melhoria no transporte de cargas e passageiros.
Além disso, a nova estrutura promete reduzir o tempo de viagem e o consumo de combustível, contribuindo para uma operação mais eficiente e sustentável.
Para os turistas, o acesso às praias de Guarujá e Bertioga será facilitado, impulsionando o setor turístico.
Prazo e expectativa
Com previsão de conclusão em 2026, a obra já movimenta expectativas. O governo estadual garante que a nova pista será entregue no prazo, com todos os padrões de segurança e qualidade exigidos.
Conforme especialistas, o projeto poderá estabelecer um novo patamar para a infraestrutura rodoviária no Brasil, servindo como modelo para futuras iniciativas.
Agora é aguardar para ver como essa transformação impactará o transporte e a economia regional. Você acredita que essa obra é suficiente para atender à crescente demanda logística do estado de São Paulo? Deixe sua opinião nos comentários!