Freio retarder é um auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente, diminuindo o uso e o desgaste dos freios de serviço
Agora, os caminhões pesados da linha Meteor da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) contam com o freio retarder, um sistema de frenagem adicional que atua separadamente dos freios convencionais. Segundo a montadora, esse recurso opcional, melhora a segurança, proporciona maior controle do veículo e torna as operações mais eficazes. Além disso, contribui para prolongar a vida útil de diversas peças do caminhão.
Disponível para os modelos Meteor 28.480 e 29.530, o freio retarder funciona de maneira independente dos freios das rodas. Ao ser ativado, cria uma resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão. Ainda de acordo com a VWCO, o equipamento aumenta substancialmente a potência de freios. Dessa forma, possibilita uma redução de velocidade suave e controlada.
Embora o freio retarder atue de forma automática, o motorista pode operá-lo manualmente através de uma alavanca localizada na coluna de direção. Além disso, o sistema possui seis níveis de acionamento, sendo ideal para longos trechos de descida. De acordo com a fabricante, quando o equipamento combina com o motor e outros freios, pode gerar até 1.225 cv de potência de frenagem.
Para melhorar a experiência de condução, os modelos Meteor também contam com controle de velocidade de cruzeiro integrado ao retarder. Com esses sistemas em uso, a velocidade programada pelo motorista é mantida, e a necessidade de frenagens constantes é reduzida, o que contribui para um menor consumo de combustível.
Freio retarder aumenta vida útil do freio convencional
Segundo a VWCO, os caminhões Meteor equipados com freio retarder apresentam menor desgaste de componentes como lonas e tambores de freio. Isso significa que os veículos passam menos tempo em manutenção, o que aumenta a eficiência e rentabilidade dos operadores.
Além disso, o sistema de retarder utiliza uma tecnologia eletrônica avançada, que a VWCO chama de “nível máximo inteligente”. Esse recurso ajusta automaticamente a potência de frenagem de acordo com a carga transportada, a configuração dos eixos traseiros e as condições de aderência do solo, o que resulta em mais estabilidade durante frenagens de emergência.
Fonte: Portal Estradão, 31 de outubro de 2024