Há alguma rivalidade maior no segmento mais representativo das vendas, no restante das categorias as lideranças se mostram isoladas
Oretrato do mercado de caminhões até novembro apresenta cenários opostos na disputa de marcas. Enquanto a categoria de pesados revela alguma rivalidade, todos os outros segmentos tem líderes disparados.
Conforme os números de venda consolidado pela Anfavea, na faixa de pesados, a mais representativa, com mais de 50% do total de emplacamentos (113.482 unidades), a líder Volvo até que vê alguma ameaça da Scania pela retrovisor.
A primeira encerrou os onze primeiros meses do ano com 29,5% de participação em mercado de 56.834 pesados vendidos no período ao contabilizar 16.765 unidades negociadas. A segunda, ficou logo atrás com 15.819 emplacamentos na categoria ou fatia 27,8%, diferença de 946 unidades que se mostra grande demais para mudar o jogo há poucos dias do fim do ano.
Mas se parece improvável uma virada da Scania, no restante das categorias a competição é isolada. Em semileves, a Mercedes-Benz tem a preferência com a linha Sprinter. De janeiro a novembro, a marca computou 2.249 licenciamentos em mercado de 3.240 unidades, 66% de participação (não estão somadas as vendas de picapes da Stellantis consideradas pela Anfavea no segmento). No segundo lugar, a Iveco somou apenas 592 emplacamentos.
Entre os caminhões leves, novamente a Mercedes-Benz chegou na frente ao fim de novembro, com 5.562 unidades vendidas, volume que representou quase 60% dos emplacamentos no segmento (9.289). A Volkswagen Caminhões e ônibus, a maior rival, na vice-liderança da categoria, fechou os onze meses com 25,7% ao entregar 2.386 modelos.
Na categoria de médios, o recorte é inverso com o domínio da VWCO. Dos 8.835 caminhões do segmento vendidos, 6.704 foram da fabricante de Resende (RJ), perto de 76% do mercado. A Mercedes-Benz ficou bem atrás com o segundo lugar ao negociar 1.142 unidades, 13% das vendas.
Por fim, nos emplacamentos de semipesado outra posição de liderança absoluta da VWCO. Em mercado de 31.875 caminhões, a marca encerrou o período até novembro com participação 43% (13.690). A Mercedes-Benz, na vice-liderança, garantiu 25,5% das vendas com 7.805 unidades.