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Quais são os estados com mais roubos de carga no Brasil?

Conheça os estados brasileiros com os maiores índices de roubos de carga e os desafios enfrentados pelo setor.

Autor Fernanda Cal

O roubo de cargas se tornou um dos principais desafios para o transporte rodoviário no Brasil, elevando o país a uma posição alarmante entre os mais perigosos do mundo para essa atividade. Com um aumento acentuado nos índices de criminalidade, a situação exige atenção urgente das autoridades e das empresas de logística. Este artigo explora os estados brasileiros que enfrentam os maiores problemas com roubos de carga, analisando dados recentes e propondo soluções para mitigar esse problema crescente.

A gravidade do problema

Dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) revelam que o roubo de cargas no Brasil cresceu 42% nos últimos quatro anos, colocando o país entre os oito mais arriscados do mundo para o transporte rodoviário de mercadorias.

Este aumento exponencial destaca a urgência de medidas eficazes para garantir a segurança nas estradas e a proteção das cargas.

Principais estados afetados

Conforme o “Relatório Trimestral de Roubo de Carga” elaborado pelo Centro de Inteligência da Overhaul, uma preocupante concentração de ocorrências se observa em dez estados, que juntos representam 90% dos roubos de carga no Brasil. Esses estados são:

  1. São Paulo

  2. Rio de Janeiro

  3. Minas Gerais

  4. Paraná

  5. Bahia

  6. Rio Grande do Sul

  7. Mato Grosso

  8. Pernambuco

  9. Santa Catarina

  10. Mato Grosso do Sul

    Sudeste em destaque

    O Sudeste, em particular, se destaca como a região com o maior número de incidentes, acumulando 81,4% dos prejuízos relacionados a roubos de carga.

    O Rio de Janeiro e Minas Gerais seguem, com 18,7% e 14,2% respectivamente. O trecho da BR-116, que corta os três estados, apresenta um dos maiores índices de roubo, tendo aumentado 5,6% em relação ao ano anterior.

    Avanços em segurança

    Apesar do panorama desafiador, algumas rodovias apresentam melhorias significativas. A BR-05, por exemplo, viu uma redução na sua participação em incidentes, passando de 7% para 2,4% entre 2023 e 2024.

    Esse resultado positivo sugere que as novas medidas de segurança adotadas estão começando a mostrar eficácia, oferecendo uma esperança para transportadoras e empresas de logística.

    Conclusão

    O aumento do roubo de cargas no Brasil é um problema complexo que demanda ação imediata. A concentração de ocorrências nos estados do Sudeste ressalta a necessidade de políticas públicas mais rigorosas e de investimentos em segurança para proteger as mercadorias em trânsito.

    Com a colaboração entre empresas e autoridades, é possível reduzir esses índices alarmantes e garantir a segurança no transporte rodoviário.

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10/31/2024
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