logo da A9

logo da A9

Seguro DPVAT não será cobrado em 2025

Foi sancionada no dia 31/12 a Lei Complementar 211/24 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que impede a volta da cobrança do Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). Anteriormente, o seguro era conhecido como DPVAT, ou Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres.

Imagem de Microsoft Copilot Image Creator

O texto que recriaria a cobrança foi analisado na Câmara dos Deputados em dezembro, e foi feito um acordo entre os parlamentares e o Executivo Federal para que o texto fosse revogado.

O SPVAT estava previsto para voltar a ser cobrado em 2025, após a sanção de uma lei complementar em maio de 2024.

A cobrança do DPVAT foi extinta em 2020, pelo então presidente Jair Bolsonaro, após uma série de denúncias de corrupção na Seguradora Líder, que fazia a administração do seguro e o pagamento das indenizações.

Com o saldo que havia no caixa da Seguradora Líder, a Caixa Econômica Federal ficou responsável pelo pagamento das indenizações até 31/12/2024. Nesse ano, as vítimas de acidentes que não tiverem seguros privados não receberão nenhuma indenização.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Powered by wisp

1/7/2025
Posts Relacionados
Atenção para as novas regras do Vale-Pedágio Obrigatório que passam a valer a partir do dia 1° de janeiro

Atenção para as novas regras do Vale-Pedágio Obrigatório que passam a valer a partir do dia 1° de janeiro

O Vale-Pedágio Obrigatório passará a valer, a partir de 1° de janeiro de 2025, apenas na forma eletrônica, com o uso de TAG. A medida atende à resolução 6.024, de 3 de agosto de 2023, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com isso, os modelos operacionais em cartão e cupom deixarão de existir e serão aceitos apenas até 31 de janeiro de 2025.

Ver Mais
Nova Resolução do CNSP regula seguros de transporte no Brasil

Nova Resolução do CNSP regula seguros de transporte no Brasil

O Diário Oficial da União publicou a Resolução n.º 472 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), que estabelece diretrizes para os Seguros de Responsabilidade Civil dos Transportadores de Carga. A norma, prevista no Plano de Regulação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), é fundamentada pela Lei n.º 14.599/2023, que introduziu mudanças significativas no artigo 13 da Lei n.º 11.442/2007 e reuniu, em um único normativo, as regras para os seguros obrigatórios de responsabilidade civil dos transportadores de cargas em todos os modais de transporte.

Ver Mais
ANTT moderniza pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório a partir de 2025

ANTT moderniza pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório a partir de 2025

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anuncia uma importante modernização no sistema de pagamento do Vale-Pedágio Obrigatório, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2025. Com a implementação da Resolução nº 6.024, de 3 de agosto de 2024, o modelo eletrônico será o único permitido, garantindo mais eficiência e segurança ao transporte rodoviário de cargas.

Ver Mais
©A9 Agência de Cargas 2025